segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

As moedas e seus tamanhos.

Primeiro gostaria de expor toda a minha acmiração pela moeda de um real que circula atualmente, acho que ela só perde para os dobrões de ouro da época do Império, onde realmente existia a cara e a coroa.
Voltando ao foco principal, que me põe a escrever, fico impressionado com os tamanhos das moedas que circulam atualmente em nossa economia. Primeiro vem a suntuosa moeda de um real, reluzente, prateada e dourada, grande e bela; logo após vem a moeda de cinquenta centavos, em duas versões, a magrinha e a gordinha. E advinhem só? A gordinha é mais bonita, mas destrói mais as carteiras de couro por conta de ssu volume. Aí vem primeira discrepância, a moeda de vinte e cinco centavos é maior que a de cinquenta, é dourada enquanto a outra é prateada e tem quase o mesmo tamanho da de um real. Por quê?
Bom, vamos a moeda de dez centavos, duas versões, assim como a de vinte e cinco. A dourada é muito bonitinha, gosto dela, e só.
Segunda anomalia, a moeda de cinco centavos é linda quando nova, parece com as medalhas olímpicas de bronze, mas rapidamente ficam velhas, feias e sujam as mãos do nosso Brasil.
Qual a lógica usada na escolha dos moldes das nossas moedas?
Ah, esqueci da moeda de um centavo, pequenininha, acho que o pessoal das lojas de R$ 1,99 deram sumiço nelas.

Mistério!!!

2 comentários:

  1. Gostei demais deste seu texto sobre nosso dinheiro!

    Muito bom mesmo!

    Um beijo e ótimo final de semana!

    Bia

    ResponderExcluir
  2. JOÃO VICENTE, E AÍ CONTERRÂNEO, TUDO BEM?

    SABES QUE MOEDA E IGUAL A MULHER?

    OU É "CARA" OU É "COROA".(RS)

    ACHOU SUTIL?

    LEGAL O TEXTO SOBRE AS MOEDAS E AS DE MENOR VALOR SÃO CHEIAS DE ZINABRE, AQUELE TROÇO ESVERDEADO, E SÃO MUITO SUJAS.

    QUE POBREZA EM MEU CARO, JOÃO VICENTE?

    GOSTEI, UM ABRAÇÃO DE UM CARIOCA QUE BOTA TODA AS MOEDAS NO COFRINHO,E DEPOIS FICA RECLAMANDO QUE NÃO EXISTE MAIS MOEDA DIVISIONÁRIA PARA TROCO (RSRS).

    ÊTA POVINHO!!!

    ResponderExcluir